ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus
e Museus Comunitários
A Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários foi fundada em 2004 , em Assembleia Geral convocada pelo NOPH – Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, durante o III EIEMC – III Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários. Tem por missão, explicitada no seu Artigo 1º - MISSÃO de seu Estatuto:
A ABREMC tem por missão fomentar a criação, fortalecimento, desenvolvimentos, apoio e divulgação dos ecomuseus, museus comunitários e processos similares ou nesse espírito; trabalhando em prol do desenvolvimento social, comunitário e sustentável, da cultura e educação em todas as suas formas, e da apropriação e valorização do patrimônio como recurso de desenvolvimento.
No dia 16 de setembro de 2004, com a presença da comunidade museológica brasileira, e das duas Universidades ( professores e alunos) com cursos de Museologia do Brasil na época – UNIRIO e UFBA, realizou-se a Assembleia Geral de fundação da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários, onde foi apresentada uma minuta de Estatuto para ser discutida e processada , além da designação de uma comissão provisória , responsável por iniciar uma discussão virtual via Internet para a construção do Documento final e dar existência jurídica à Instituição.
Portanto, num processo evolutivo, a ABREMC construiu seu Estatuto de forma democrática, em discussões acessíveis a quem desejasse participar, e aprovado em 2006 em assembleia geral , convocada para esse fim e para eleger sua 1ª Diretoria. Durante esse período de 2004 a 2006, participou de dois Fóruns Nacionais de Museus (Salvador/2004) e Florianópolis/2006) já representando uma rede em formação de ecomuseus , museus comunitários e similares em todo o Brasil. Participou ainda como organizadora da criação e realização das I Jornadas Formação em Museologia Comunitária , em 2009, em Santa Cruz, Rio de Janeiro , das II Jornadas em Santa Maria ( 2011- no Museu Treze de Maio) e das III Jornadas em S. José dos Campos em SP ( 2014 –Centro de Estudos de cultura Popular- CEPC e Museu Vivo do Folclore de S.J. dos Campos), além da parceria conceitual e logística do IV EIEMC , em Belém- PA.
Em nível nacional participa atualmente do Conselho Gestor do SBM – Sistema Brasileiro de Museus, das discussões da Teia da Memória , participou dos Fóruns Nacionais de Museus de 2010( Brasília) , 2012( Petrópolis ) e 2014 ( Belém) e da organização do V EIEMC ( Juiz de Fora) e internacionalmente tem sido representada por membros da Diretoria em eventos sobre Ecomuseologia e Museologia Comunitária.
As filiações ( pessoas físicas e pessoas jurídicas) à ABREMC podem acontecer formalmente, durante as Jornadas e EIEMCs, ou por solicitação dos postulantes, sendo aprovadas em reuniões da Diretoria.
Acesse o site aqui.
Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização



