Balaios (mesas-redondas)
Reunião de três ou quatro “prosadores” (pesquisadores, profissionais e líderes de iniciativas museológicas comunitárias) representantes de instituições parceiras e organizadoras do V EIEMC: IBRAM – PONTOS DE MEMÓRIA; IPHAN; além de gestores de ecomuseus e museus comunitários.
Serão realizados dois Balaios durante o evento. Além de provocar reflexões sobre o Tema Central e os Eixos Temáticos do V EIEMC, o objetivo dessa atividade é apresentar aos participantes um panorama atual da museologia comunitária no Brasil e em outros países do mundo, na medida em que se pretende discutir experiências, projetos, políticas, recursos, instrumentos, desafios e estratégias de gestão neste cenário.
15/10, quinta- feira – Eixo Temático 1
9:30 – “Ecomuseus, Museus Comunitários e Pontos de Memória: concepções e contribuições para o patrimônio cultural”
Maribel García (Argentina) - Diretora de sete museus comunitários que integram a Red de Museos Municipales de los Pueblos de Olavarria (Província de Buenos Aires), trabalho que lhe rendeu o Prêmio “Mujer Destacada en la Cultura”, concedido pelo jornal “El Popular”. Possui formação na Faculdade de Ciências Sociais na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e mestrado em Museologia no Instituto Iberamericano de Educación Museológica (Pontevedra, España). É contadora de histórias, escritora, fotógrafa, locutora, pesquisadora e gestora de diversos eventos de narração oral em espaços comunitários. Em 2013 recebeu o Prêmio Iberamericano de Educación y Museos pela pesquisa: “Quiero y deseo un Museo”, a qual será apresentada nesta mesa.
Cláudia Rose Ribeiro da Silva - coordenadora e uma das fundadoras do Museu Comunitário da Maré (Rio de Janeiro), diretora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), gestora da Casa de Cultura da Maré, além de professora na rede municipal de ensino. É formada em História pela Uerj e possui mestrado profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (2006). Se dedica a pesquisas e projetos que envolvem favela, memória e identidade.
Mário de Souza Chagas – museólogo, poeta e professor da Unirio, com atuações na Escola de Museologia, nos Programas de Pós-graduação em Memória Social (Ppgms) e em Museologia e Patrimônio (Ppgpmus). Um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (Pnem) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre outros projetos no campo da museologia social, dos museus sociais e comunitários.
16/10, sexta- feira – Eixos Temáticos 2 e 3
9:30 – “Museologia Comunitária: experiências, desafios e estratégias de gestão e sustentabilidade”
Maria Terezinha Resende Martins – coordenadora e uma das fundadoras do Ecomuseu da Amazônia (Pará), um Programa da Secretaria Municipal de Educação de Belém que é responsável pelo desenvolvimento de ações em espaços rurais e urbanos, com base nos eixos cultura, meio ambiente, turismo e cidadania, abrangendo a Região Metropolitana de Belém. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC e Coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira - Ilha de Caratateua-PA. Doutora em Gestão Integrada de Recursos Naturais e Mestra em Planejamento e Gestão Ambiental (UCB-Brasília-DF).
Rui Laranjeira (Moçambique) - historiador e responsável pelo projeto do Museu Comunitário de Mafalala (localizado em Maputo); coordenador e pesquisador do Centro de Estudos e Recursos (CER) do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC); diretor do Centro de Pesquisa e Patrimônio Cultural da IVERCA, associação que desenvolve diversas ações no bairro da Mafalala, como os projetos de memória, história oral e turismo comunitário. Pesquisa a cultura moçambicana, com ênfase na música e na dança Marrabenta. Possui mestrado em Gestão de Património Cultural pela Flinders University, Austrália.
Manuelina Duarte Cândido - historiadora e diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DPMUS/Ibram), membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), professora adjunta do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora convidada de Museologia na Universidade de Würzburg, Alemanha. Possui especialização em Museologia e mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012, Lisboa - Portugal) e estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, sob supervisão de François Mairesse (2014-2015).
Confira em Notícias alguns dos prosadores já confirmados!






Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização



