top of page

Lançamento de livros

 

Quinta-feira, 15 de outubro, 17h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEMENTES – Agentes do Conhecimento Tradicional da Rede Fitovida

Suzana Nogueira, Rômulo Correia e Viviane Silva (Orgs). Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2013.

O livro registra as experiências de pessoas detentoras de conhecimento tradicional associado ao uso de plantas medicinais, que realizam um trabalho comunitário e voluntário produzindo remédios caseiros a preço de custos, participantes de diversos grupos comunitários de saúde em vários municípios do Estado do Rio Janeiro articulados a Rede Fitovida. Estas experiências criaram a necessidade de uma articulação coletiva para o fortalecimento das atividades comunitárias de saúde e bem-estar da população de baixa renda. O livro foi coroado pelo Prêmio Cultura e Saúde do Ministério da Cultura do Brasil.

 

SOCIOPOETIZANDO O MUSEU E MUSEALIZANDO A VIDA

Elane Carneiro de Albuquerque. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

Resultado de uma pesquisa e de um processo de encantamento pelo território escolhido, a comunidade quilombola de Curiaú, em Macapá, no Amapá. A localidade, com suas belezas naturais e seu povo rico em história e cultura negra nos transporta para um mundo repleto de patrimônio cultural, símbolos, usos e costumes de um povo belo e forte, dividido pelas contradições e perversidades da modernidade capitalista e seu falso progresso, mas unido pela sua ancestralidade africana, que proporciona uma história de luta, força e resistência que perpassa os conceitos produzidos sociopoeticamente nesse livro.

 

MODUPÉ, MEU AMIGO

Leonardo Carneiro e Stefania Capone. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2015

Na escola os amigos se descobrem no meio dos colegas e assim foi com Anderson e Fabinho. Depois da aula e do futebol os dois planejam uma viagem durante um feriado na praia que mudará a vida de Anderson. A descoberta das festas de matriz africana desperta em Anderson a curiosidade em saber mais sobre as origens das palavras e sobre as divindades pertencentes à umbanda e ao candomblé. Guiado pelo amigo, ele irá perceber a beleza da diversidade dos cultos brasileiros e a riqueza de uma religião ainda pouco compreendida e vítima de preconceito em boa parte do Brasil. De volta à escola Anderson e Fabinho trazem as boas lembranças e as coisas que aprenderam para dividir com todos. Entre elas, a busca da boa convivência entre os diferentes modos de pensar e de viver.

 

PATRIMÔNIO CULTURAL PLURAL

Yussef Daibert Salomão de Campos (org). 1. ed. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2015

A pluralidade indicada no título desse livro é justificada por variados motivos. O primeiro deles é adjetivar algo há muito reconhecido como transdisciplinar: o patrimônio cultural. Também porque reúne capítulos escritos por pesquisadores das mais diversas áreas, bem como de diferentes lugares de discurso. Temos aqui representados a Geografia, o Turismo, a História, o Direito, a Memória Social, a Museologia, a Antropologia, a Arqueologia, a História da Arte, a Conservação e o Restauro, a Arquitetura, as Artes, as Ciências Sociais... e ainda assim não foram cotejadas todas as áreas que podem se debruçar sobre o patrimônio.

 

PROPOSIÇÕES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL

Yussef Daibert Salomão de Campos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015

O livro “Proposições para o Patrimônio Cultural” é fruto de pesquisas realizadas pelo autor durante o mestrado e o doutorado. Discute pontos distintos sobre o Patrimônio Cultural, como legislações, memórias coletivas, restaurações, demolições, processo constituinte e reivindicação de identidades sociais. Em alguns momentos teórico, em outros prático, o livro apresenta estudos de caso como também analisa políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio, aplicadas tanto a planos mais abrangentes, como locais, como o repasse e ICMS do estado de Minas Gerais a seus municípios.

 

LIVRO-ARBÍTRIO

Alex Rezendo Heleno. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2015.

Livro-arbítrio traz um conjunto de poemas que busca pensar temas que marcam este início de século. Nesse contexto, o leitor, o escritor, o livro e a biblioteca são peças essenciais para o (re)florescimento da cultura. Contudo, tais atores estão perecendo diante do consumo imediato de produtos cada vez mais obsoletos. Ler, escrever, criticar são atividades de conhecimento e autoconhecimento. Posicionar-se diante da realidade, da escrita, do outro, tornar-se leitor de si e do mundo deve ser um objetivo concreto para haver uma sociedade menos assujeitada. Quanto tempo mais precisaremos para nos tornarmos conscientes dos problemas e tomarmos atitudes eficazes? Quando valorizaremos as humanidades, enxergando o outro e aceitando as diferenças? É preciso se questionar....

 

PATRIMÔNIO CULTURAL E MUSEUS - II Salão Científico Cultural MARS MUFRGS Santander Cultural

Walmir Pereira (Org). Rio Grande do Sul: Gráfica UFRGS, 2015

A publicação reúne as comunicações do II Salão Científico Cultural, uma realização do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, MUFRGS e Santander Cultural, realizado em 2014.

 

ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MUSEUS

Manuelina Maria Duarte Cândido – Florianópolis: FCC, 2014

O livro tem como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais de museus e valorizar o acervo presente nestas instituições, trazendo reflexões e práticas sobre temas pertinentes à área. O volume 3 da Coleção, escrito pela professora doutora do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Manuelina Maria Duarte Cândido, que estará presente no evento, conta com orientações a respeito da gestão e planejamento de museus.
O primeiro volume da série foi lançado em 2013 e abordou a conservação de acervos museológicos. Em novembro de 2014, a segunda edição foi lançada em Blumenau com o tema Documentação Museológica e Gestão de Acervo. A exemplo das publicações anteriores, o terceiro volume da série também será distribuído gratuitamente para todas as instituições museológicas, prefeituras municipais, bibliotecas e instituições de ensino do Estado, bem como disponibilizado para download no site da FCC.

 

ECOMUSEU, MEMÓRIA E COMUNIDADE - MUSEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E PIRACEMA CULTURAL NO ECOMUSEU DE SANTA CRUZ

Odalice Priosti e Walter Priosti

 

SANTA CRUZ - RAIZES DE UM ECOMUSEU

Odalice Priosti

Inscrições/Propostas

Vivências

Encontro da Rede de Memória e Museologia de Minas Gerais

Quem apoia essa ideia

Alberto Garlandini

Alberto Garlandini

Presidente do Conselho Internacional de Museus – ICOM da Itália desde 2010.

Militão dos Santos

Militão dos Santos

Militão dos Santos, artista plástico, artesão e poeta nordestino - homenageado do V EIEMC (www.militaodossantos.com)

Leonardo Boff

Leonardo Boff

Foi palestrante no IV EIEMC com a Conferência: A Sustentabilidade e a Responsabilidade do Homem com a Preservação do Patrimônio -BR

Dona Sebastina Silva

Dona Sebastina Silva

Capitã e integrante da Guarda de Moçambique de São Benedito, referência comunitária da cultura afro-descendente, da luta pela igualdade racial, das tradições de matriz africana.

Hugues de Varine

Hugues de Varine

Teórico e referência em ecomuseologia comunitária, participou ativamente de todos os Encontro internacionais no Brasil.

Terezinha Rezende

Terezinha Rezende

Organizadora do IV EIEMC em Belém do Pará e coordenadora do Ecomuseu da Amazônia.

Rui Laranjeira

Rui Laranjeira

Historiador e responsável pelo projeto do Museu Comunitário de Mafalala (Moçambique).

Cláudia Rose Ribeiro da Silva

Cláudia Rose Ribeiro da Silva

Coordenadora e uma das fundadoras do Museu Comunitário da Maré (Rio de Janeiro)

Mário Chagas

Mário Chagas

Museólogo, poeta e professor da Unirio.

Teresa Morales

Teresa Morales

Antropóloga e fundadora da Red de Museos Comunitarios de América; assessora da Unión de Museos Comunitários de Oaxaca (UMCO), no México

Manuelina Maria Duarte Cândido

Manuelina Maria Duarte Cândido

Historiadora e diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DPMUS/Ibram).

Yara Mattos

Yara Mattos

Coordenadora do Ecomuseu da Serra de OP e vice-presidente da ABREMC - 2013/16.

Odalice Priosti

Odalice Priosti

NOPH - Coord. de Estudos e Projetos ABREMC - Secretaria 2013/2016

José Jorge de Carvalho

José Jorge de Carvalho

Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984) e professor da Universidade de Brasília.

14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC

Parceiros

Artista: Militão dos Santos

Obra: Feira Nordestina

Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio

Organização

Cadastre-se e receba as notícias do evento

Assinatura concluida!

Realização: 

Organização: 

© 2015 por Comissão de Comunicação V EIEMC - Imagem Militão dos Santos - Direitos Reservados

bottom of page