top of page
Tema Central
"Iniciativas museológicas comunitárias: construindo caminhos para o bem-viver"
Bem viver é a tradução do “suma kawsay” no idioma Quechua e recoloca o debate sobre as condicionantes da vida social sob perspectivas não consumistas e não coisificadas; privilegia expressões e projetos econômicos, políticos e culturais de grupos e comunidades locais e regionais em busca da felicidade e do alcance desses projetos a uma escala internacional sob uma perspectiva intercultural. Nas palavras de Rita Segato, “o Bem Viver significa preservar outras formas de felicidade. Uma felicidade que esteja relacionada nas relações entre as pessoas e não uma felicidade que seja derivada da relação com as coisas”.
Deste modo, os diálogos sobre o Bem Viver estabelecem também uma crítica ao projeto da globalização neoliberal e, ao promover o debate sobre os processos territoriais dos povos e comunidades tradicionais, combate as perspectivas neo-desenvolvimentistas de governos nacionalistas aliados a grandes agentes capitalistas, além de enfatizar a necessidade da politização da cultura e dos debates sobre esta. Por fim, os debates sobre o Bem Viver almejam descolonizar as estruturas de poder, de saber e de fazer na política, na economia e na cultura contemporânea.
As experiências museológicas contemporâneas constituem-se em um campo promissor ao estabelecerem desde a sua origem o diálogo entre as práticas e os conhecimentos acadêmicos e populares.
Vamos construir caminhos para o bem viver?
Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




1/4
Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização

UFJF

LAPA

ABREMC

UFJF
1/3
bottom of page