O Kizomba Namata é um programa de extensão intitulado “ECOMUSEU de Comunidades Negras da Zona da Mata mineira: entre saberes, sabores e fazeres”. O programa contempla quatro comunidades quilombolas (São Sebastião, São Pedro de Cima, Botafogo e Colônia do Paiol), quatro grupos de Jongo/Caxambu (Bias Fortes, Carangola, Patrocínio do Muriaé e Recreio) e conta com professores e estudantes de diferentes cursos da UFJF e da parceria com instituições federais e estaduais, sindicatos e movimentos sociais. “Kizomba” que dizer “festa” ou “encontro festivo” e “Namata” é uma alusão à Zona da Mata mineira. A proposta da criação de um ECOMUSEU multiterritorial e multidisciplinar nos têm permitido registrar os patrimônios culturais e ambientais existentes e promover ações de salvaguarda de forma participativa. A metodologia para promover as articulações, patrimonialização, ações de salvaguarda e empoderamento das comunidades acontece a partir de nossos encontros, das oficinas de mobilização e técnicas, dos intercâmbios e trocas de saberes e da produção de cartilhas, livros, vídeos, cartografias participativas e calendários agrícolas e educativos.
Acesse o site aqui.

Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização



