A Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do estado de Minas Gerais, localizada a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte. Por sua expressiva beleza cênica e atrativos naturais, a região vem se constituindo em um palco de mudanças sócio-espaciais ocasionadas pelo fluxo cada vez maior de visitantes e a crescente ocupação caracterizada pelas residências de lazer. Diante deste crescimento urbano e populacional, observa-se na região da Serra do Cipó o confronto de situações diferenciadas: de um lado, a presença da população local, que ainda guarda vestígios de uma vida rural rica culturalmente com tradições e histórias seculares; de outro a chegada de uma população urbana, produzindo uma ocupação desordenada e impactante. Neste quadro surge à possibilidade da preservação dinâmica e criativa dessa cultura, através do Ecomuseu do Cipó, coordenado pela ONG Baí - Educação, Cultura e Ambiente, que visa a construção de um plano museológico comunitário, buscando a participação de diferentes representações locais, trabalhando com o conceito de “cultura viva”, patrimônio vivenciado no cotidiano pela comunidade, com os seus saberes, suas relações de afeto, de poder e de luta.
Acesse o site aqui.
Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização



