O Ecomuseu da Serra de Ouro Preto encontra-se em sintonia com as propostas relacionadas aos processos museológicos comunitários praticados em diferentes regiões do mundo. As comunidades envolvidas nesse processo – que habitam os bairros Morro da Queimada, Morro de Santana, Morro São João e Morro São Sebastião – constituem seu público alvo, convidado a participar das atividades voltadas à cultura viva e às memórias do passado. O Ecomuseu possui uma lógica de território, ou seja, não está instalado em um prédio específico. Suas coleções são referenciadas levando-se em conta os patrimônios culturais e naturais da região, bem como, o patrimônio familiar. Destaca-se também o Parque Municipal e a Cachoeira das Andorinhas; as manifestações culturais existentes nos bairros; exposições temporárias de coleções temáticas que referenciam as memórias da população local: objetos, fotografias, documentos que contam histórias e formam o mosaico artístico-patrimonial da região.
Acesse o site aqui.
Últimas Notícias

Quem apoia essa ideia
14 - 17 Outubro, 2015 : Juiz de Fora : Minas Gerais : Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC
Parceiros




Artista: Militão dos Santos
Obra: Feira Nordestina
Observação: A formatação do conteúdo deste site poderá sofrer desconfigurações na visualização em aparelhos smartphones. Para uma melhor navegação, sugerimos o acesso através de desktops (computadores de mesa) ou notebooks.

Patrocínio
Organização



