Confira alguns dos prosadores (conferencistas) confirmados para o V EIEMC!
- ecomuseus
- 13 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Entre os diversos convidados com os quais o V EIEMC está dialogando para fechar a programação completa do evento, alguns de destaque já estão confirmados e irão participar na qualidade de conferencistas nas prosas (palestras) e balaios (mesas-redondas). Confira abaixo:

Teresa Morales Lersh - Assessora da Unión de Museos Comunitários de Oaxaca (UMCO) / Red de Museos Comunitarios e professora – pesquisadora titular no Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH) do México. Reconhecida pelo “ICOM México 2014” pela sua destacada contribuição à museologia mexicana, orientada principalmente para o desenvolvimento conceitual e metodológico dos museus comunitários.
Desde a década de 1980 colabora com povoados indígenas para a criação de museus comunitários em Oaxaca, de modo a orientá-los para a organização e gestão de seu próprio patrimônio e fortalecimento de sua memória coletiva, partindo do respeito às formas tradicionais de decisão e organização.
Ao longo de três décadas, trabalhou na assessoria da criação de 23 museus comunitários no Estado de Oaxaca e orienta a expansão de redes de museus de base comunitária e seus projetos. Essa colaboração intensa com autoridades locais, mestres, artesãos, homens e mulheres, jovens e crianças destas comunidades indígenas e mestiças, resultou no desenvolvimento de uma metodologia participativa que abarca desde os processos de construção de consenso e seleção de temáticas, até a pesquisa, o projeto, a produção e a montagem dos museus.
Entre 1993 e 1996 atuou na fundação e direção do Programa Nacional de Museos Comunitarios y Ecomuseos, desenvolvido conjuntamente pelo INAH e a Dirección General de Culturas Populares. Durante estes anos realizou oficinas e encontros de museus comunitários em 16 estados, iniciativas que impulsionaram a criação da Unión Nacional de Museos Comunitarios y Ecomuseos, fundada en 1994. Posteriormente, a partir do ano 2000 contribuiu para a criação da Red de Museos Comunitarios de América. Colabora, ainda, na organizacão de eventos internacionais em Guatemala, El Salvador, Nicaragua, Costa Rica, Panamá, Colombia, Venezuela, Perú, Bolivia, Ecuador, Chile y Brasil.
Para Teresa, “un museo comunitario es más un proceso, que un producto, que combina e integra dinámicas complejas de constitución del sujeto colectivo de la comunidad, a través de la reflexión, autoconocimiento, creatividad y construcción de historias colectivas", ferramentas fundamentais para a criação, recriação, decisão e ação sobre suas realidades.

Alberto Garlandini - Presidente do Conselho Internacional de Museus – ICOM da Itália desde 2010. Possui formação em História e Filosofia pela Universidade de Milão e experiências na coordenação de regiões italianas nas áreas de patrimônio cultural e promoção da cultura para o exterior, tendo trabalhado também na Direction des Musées de France e Direction du Patrimoine.
Realizou diversos cursos na Scuola Normale Superiore de Pisa, na University of Edimburgh, Reino Unido, e na University of California, Berkeley, EUA. Desenvolveu pesquisas na Hungria e no Japão. É conferencistas de eventos nacionais e internacionais e autor de mais de 170 livros, ensaios e artigos sobre museologia, ecomuseus, bens e atividades culturais, com traduções para inglês e francês.

José Jorge de Carvalho (UNB – Brasil) – Antropógo e Professor Associado da Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas: culturas populares, mística e espiritualidade, ações afirmativas para negros e indígenas, estudos afro-brasileiros, estudo da arte, religiões comparadas, etnomusicologia, entre outras. Possui Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pos-doutorado pela Rice University (1995) e pos-doutorado pela University of Florida (1996). Foi Catedrático Tinker Professor na University of Wisconsin - Madison (1999).
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787912J7
Acompanhe nosso site! Em breve publicaremos a programação detalhada.
A Comissão Organizadora do V EIEMC está construindo um rico mosaico de atividades com a participação de profissionais do Ministério da Cultura – MinC, através do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; da Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais / Superintendência Estadual de Museus e Artes Visuais (SUMAV); do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS, entre outras instituições nacionais e internacionais que atuam na área de cultura, patrimônio e museologia.
A programação contará também com oficinas, intervenções culturais, exposições, relatos de experiências, entre outras ações promovidas pelos ecomuseus e museus comunitários organizadores do V EIEMC.
Komentáre