Práticas Culturais e Memórias Comunitárias na Arte de Militão dos Santos - Artista homenageado do V
- Jéssica Rossone
- 28 de set. de 2015
- 2 min de leitura
O V EIEMC tem a satisfação de homenagear Militão dos Santos, artista plástico, artesão e poeta brasileiro que gentilmente cedeu os direitos de uso de imagens de suas telas para a divulgação do Encontro.
Nascido em Caruaru, Pernambuco, nos anos 1950, Militão se tornou exemplo de superação quando, aos sete anos de idade, contraiu meningite e perdeu 100% de sua audição. Em 1970, já residindo na cidade do Rio de Janeiro, despertou o interesse artístico nas aulas de pintura que frequentou no Instituto Nacional de Educação de Surdos. O artista plástico Rubens Fortes Bustamante (já falecido) foi o responsável por introduzir a ideia de composição e cores e a aflorar a sensibilidade artística de Militão.
Nos anos seguintes, o artista participou da feira de arte da praça General Ozório, em Ipanema, na qual os turistas eram seus principais clientes e admiradores. Em 1986, após quatro anos viajando pela América do Sul, Militão retornou ao Brasil e, desde 1990, reside em Recife, onde se estabeleceu como artista plástico e expôs a maior parte de seus trabalhos individuais até então.

Com talento inconfundivel, Militão expõe seus trabalhos nas mais conceituadas galerias de arte do Brasil e do exterior, como por exemplo a Galeria Gottfried Murbach (Zurique/Suíça) e Arvene At (Miami/EUA).
A homenagem do V EIEMC se justifica pela obra deste admirável artista singelamente representativa da apropriação que algumas comunidades fazem de suas trajetórias, de sua cultura e de seu território. Evidencia a importância da arte popular para o registro da diversidade cultural e de memórias comunitárias.
A presença de Militão dos Santos está confirmada no V EIEMC na cerimônia de abertura, quando se dará a homenagem e, também, em uma mostra que será aberta ao público durante o os dias do evento, composta por telas e azulejos decorativos produzidos exclusivamente para o Encontro; camisas em viscose estampada com sua arte e o Livro Bordando Arte com 12 bordados do grupo Ciranda Bordadeira feitos com desenhos do artista em parceria com as universidades UEM de Maringá - PR e UNICAMP de Campinas – SP. Os produtos serão comercializados no local.
A abertura do V EIEMC será dia 14 de outubro, às 18 horas.
A mostra ficará aberta à exposição nos dias 15 e 16 de outubro, de 9:00 às 19:00
Local: UFJF – ICH – Salão de Acolhimento e Exposições do V EIEMC (hall dos anfiteatros)
Para conhecer algumas obras de Militão, visite a nossa galeria.
Para mais informações, visite a homepage do artista clicando aqui.
コメント